Valorização Imobiliária: Entenda como é feita

Acompanhar a valorização imobiliária e como ela é calculada é essencial para quem quer investir em imóveis ou lucrar com permuta. Então, se há interesse, você precisa entender os principais pontos antes de colocar imóveis à venda ou disponíveis para permuta.

Por esse assunto ser pouco debatido entre as pessoas, é importante você saber quais fatores influenciam no valor dos imóveis. Além disso, existem diversas causas que podem alterar, positivamente ou negativamente, a valorização imobiliária.

Por que a localização interfere tanto no valor?

Quando falamos em investimentos em imóveis, a localização é o principal ponto para uma possível valorização imobiliária. Então, caso o imóvel esteja em um bairro seguro e tenha por perto farmácias e supermercados ele será mais valorizado. Ao contrário de um imóvel situado em um bairro distante de tudo ou com altos índices de violência. Todos esses pontos são levados em consideração para precificar o imóvel.

Para ser mais claro, a valorização imobiliária segue uma lógica. Portanto, tenha em mente que até mesmo um terreno vazio em um bairro de alto padrão pode valer o triplo de uma boa construção em um bairro menos conhecido ou valorizado.

Seguindo esta lógica, você precisa levar em consideração as informações da Prefeitura sobre o saneamento básico no local, comércios, escolas e hospitais. Então, é preciso também verificar a situação do bairro quanto a criminalidade e notícias regionais para saber tudo sobre a localidade.

valorização-imobiliária-banner-permutando

Quais fatores influenciam a valorização imobiliária?

A valorização imobiliária está atrelada a 3 fatores, custo, qualidade, utilidade daquele determinado imóvel. Portanto, não há uma tabela fixa com valores pré-programados, ela é definida através da avaliação conjunta de inúmeras situações.

No entanto, os pontos mais importantes são a localização do imóvel, infraestrutura e as características físicas do terreno e da construção. Além disso, até o momento do mercado imobiliário pode interferir de forma incisiva no valor do imóvel.

As condições dos imóvel determina também o valor?

Sim, as características físicas do imóvel são um dos fatores cruciais para o cálculo da valorização imobiliária. Este é o ponto mais importante, junto com a localização, para calcular o valor do imóvel.

Nesta parte, é analisado a metragem, se o imóvel precisa de reformas ou foi construído recentemente, número de cômodos, o material usado para construção, entre outras características físicas. Portanto, estas condições podem influenciar, de forma positiva ou negativa, na valorização do imóvel.

 

Portanto, para dicas e informações sobre o mercado imobiliário continue acessando o Central do Corretor ou então acesse o Blog do Permutando!

Quer receber dicas como essa no seu e-mail? Portanto, cadastre-se abaixo e aproveite!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *