Paisagismo: Varandas e sacadas

Se você acha que ter uma varanda com grande incidência de sol e vento impossibilita o cultivo de plantas ou flores, você está errado. Há diversas opções de plantas que resistem bem e não demandam de muitos cuidados. A falta de espaço é usada como desculpa para não ter uma boa área de paisagismo. Mas isso não te impossibilita de ter alguns plantios horizontais ou vasos suspensos.

O desejo de ter um ambiente mais natural em casa é possível até com pouco espaços. Se você mora em apartamento e a varanda é o único lugar propício para cultivar um pequeno “jardim”, o ideal é escolher plantas ou flores que se adequem ao local com facilidade.

paisagismo-banner-permutando

O ideal para varandas são plantas que tenham uma boa resistência, como a azaléia, ixora ou até o aspargo alfinete. Em varandas com bastante incidência solar as mais indicadas são as mesmas citadas acima e a onze horas e gerânio. Já para varandas com menos entrada de luz solar, as plantas que melhor se desenvolvem são as orquídeas phaleanopsis, lírio da paz, antúrio, begônia, zamioculca e scheflera.

Ótimas alternativas de paisagismo para usar em varadas e sacadas

O cuidado na escolha das plantas também implica na preocupação em relação a compra de vasos e a terra adequada. O segredo é para diminuir os cuidados com as plantas é manter a terra fértil, bem drenada e adubada.

Utilizar uma tinta que forme uma película impermeável no interior dos vasos é importante para impedir que a umidade passe para o lado externo e suje o ambiente. Também é importante a colocar a terra no vaso deixando um espaço equivalente a dois centímetros (dois dedos). Isso implica na melhor acomodação e na facilitação do crescimento das plantas ou flores.

Se a água não sai do vaso, a raiz apodrece. Então, para drenar a água coloque algum tipo de pedra para facilitar a saída de água do vaso sem sujar o ambiente. A escolha da pedra fica a seu critério. Caso queira dar um toque especial e deixar o vaso mais sofisticado, ponha pedras brancas sobre a terra.

Por último, mas não menos importante, as plantas devem ser regadas a cada dois dias, três no máximo. A maneira correta de regar uma planta é utilizar uma quantidade satisfatória de água sem encharcar a planta. Vasos de até 50cm de diâmetro e altura podem ser colocados dois copos d’água e nos menores, geralmente, um copo já é suficiente.

Para mais dicas e informações, continue acessando o Blog Permutando.com.

Quer receber dicas como essa no seu e-mail? Cadastre-se abaixo e aproveite!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *