IPTU Verde: Você sabe o que é?

Este projeto surgiu a partiu de uma iniciativa elaborada pela Prefeitura de Salvador. O IPTU Verde é um desconto dado diretamente no seu IPTU. Este benefício é para incentivar diversos imóveis se tornar sustentáveis em suas construções. Esses descontos são disponibilizados de acordo com a sua pontuação no Programa de Certificação Sustentável.

 

O que precisamos saber sobre o IPTU Verde?

 IPTU-Verde-banner-permutando

Como participar do programa IPTU Verde?

Para se cadastrar neste programa você precisa saber quais especificações do projeto de reforma ou construção estão no Decreto 25.899\2015. É de suma importância tentar integrar ao máximo as normas exigidas para conseguir o benefício.

Antes de mais nada, para iniciar no IPTU Verde você precisa dar entrada na Secretaria Municipal de Urbanismo. Após o cumprimento de todas as etapas, a SUCOM junto da Secretaria Cidade Sustentável irá emitir o certificado que disponibiliza o uso do IPTU Verde.

Municípios de todo o país estão incentivando a preservação ambiental em imóveis e esta ação é uma delas.

A instalação de placas de energia solar, captação de água de chuva e o plantio de árvores podem gerar descontos de até 100% no seu Imposto Predial e IPTU.

O IPTU Verde é a maior solução de redução de contas e gastos de energia, mas o investimento pode ser grande. Então, para estar de acordo com as normas do Decreto 25.899\2015 você precisa se planejar.

 

Como funciona o IPTU Verde?

Ao construir ou reformar seu imóvel, deve-se realizar mudanças de acordo com as normas de implantação de sistemas ambientais. Sua obra deve ser quase 100% feita com recursos e sistemas autossustentáveis.

As adaptações são muito eficientes em curto prazo, e melhor ainda a longo prazo. Estas mudanças estão presentes no uso inteligente e na reutilização da água, reciclagens e geração de energia própria.

 

Como se tornar autossustentável?

Ser sustentável é extremamente importante. Para isso, você precisa usufruir de que o mundo lhe dá sem prejudicar o meio ambiente e atrapalhar futuras gerações.

Para isso há, diversas maneiras e equipamentos para realizar uma excelente melhoria no seu ambiente residencial ou comercial.

Você pode criar terraços verdes com diversos tipos de grama ou qualquer outro tipo de plantação baixa. Este sistema absorve a radiação do sol e gera um clima muito mais agradável, puro e menos quente.

Esta ação ocasiona um isolamento térmico, auxiliando no consumo de luz em épocas de calor, reduzindo o uso do ar-condicionado.

 

Portanto, se você quer mais dicas e informações, continue acessando o Blog Permutando.com ou acesse o Central do Corretor!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *