Devido a proximidade e compartilhamento de áreas comuns dentro de um condomínio é necessária a responsabilidade para manter um bem-estar coletivo. Então, para manter a boa vizinhança, algumas regras de conduta são criadas afim de manter a ordem. A princípio este texto pretende não só falar sobre as regras comuns de condomínio, mas também da hierarquia entre todas as outras, como leis, normas, estatutos e códigos.
Além disso, antes de falar sobre a hierarquia das normas, é importante ressaltar algumas regras básicas de praticamente qualquer condomínio.
Animais domésticos:
Dê preferência as entradas de serviço, portanto caso o animal faça sujeira, limpe imediatamente.
Lixo:
Evite jogar lixo, ponta de cigarros ou qualquer objeto pela janela a fim de que respeite seus vizinhos.
Obras:
Respeite os horários estabelecidos, logo informe os vizinhos antes de acontecer.
Boa vizinhança: hierarquia de regras para uma boa convivência
1- A constituição federal é a lei maior, porém não existem especificações quanto ao condomínio. Aliás a constituição também fala sobre propriedade privada e direito a moradia. Tudo isso está diretamente ligado ao condomínio.
2- A nossa principal fonte de lei em relação ao condomínio especificamente é o código civil/2002, onde aborda nos artigos 1331 a 1358 este tópico. Nestes artigos é abordado o condomínio edilício, ou seja, o conceito usado na legislação brasileira que define os direitos e deveres dos condôminos.
3- A lei de locação de imóveis urbanos (Lei número 8.245/91) determina as questões que envolvem contratos e diferencia as despesas do condomínio.
Finalmente, este texto pretende dar uma noção básica de como se portar e entender melhor como funciona as regras de um condomínio. O bom senso é relativo, mas regras tendem a deixar tudo mais claro.
Portanto, para dicas e informações sobre o mercado imobiliário continue acessando o Central do Corretor ou então acesse o Blog do Permutando!
Quer receber dicas como essa no seu e-mail? Portanto, cadastre-se abaixo e aproveite!