Diferenças entre permuta e venda de imóveis

Colocar o imóvel à venda sempre é um processo que exige cuidado, paciência e tempo. O procedimento para encontrar o imóvel ideal para comprar não é diferente. Porém, essas não são as únicas opções para ter um novo lugar para morar. Uma possibilidade é a permuta, forma contratual onde as partes trocam uma coisa por outra de valores equivalentes. Saiba como funciona e quais as principais diferenças entre permuta e venda de imóveis!

Diferente da compra e venda, a permuta de imóveis não exige que o pagamento seja feito em dinheiro, mas, sim, através de bens equivalentes. Uma das principais diferenças entre permuta e venda é que tudo o que pode ser objeto de compra e venda pode se tornar uma permuta, sendo que em alguns casos pode-se até pagar a diferença em dinheiro.

A permuta também pode ser aplicada em qualquer tipo de imóveis, terrenos, casas, apartamentos e imóveis a serem construídos. O maior lado positivo nisso tudo é que, se a sua permuta não envolver dinheiro, o negócio ficará isento da tributação do imposto de renda, uma vez que se entende que os imóveis permutados possuem o mesmo valor monetário.

Deve-se atentar, contudo, que no caso de permuta de bens imóveis, o contrato deverá ser feito por escritura pública, deverá constar de forma clara a data da entrega dos bens e a responsabilidade pelos tributos. Em suma, fique atento para a burocracia e não deixe de providenciar todas as escrituras.

 

 

Uma das principais diferenças entre permuta e venda

Já no caso do modelo de compra e venda, o preço do imóvel deve ser pago em dinheiro ou valor fiduciário, isto é, qualquer unidade monetária que contenha o valor correspondente. É aí que reside uma das grandes diferenças entre permuta e venda. Porém, cada vez mais aumenta a percepção de que os preços dos imóveis estão se acomodando, seja pela inflação, crise econômica ou pelo mercado que dá sinais de desgaste e acomodação.

Por isso o número de pessoas que procuram realizar permutas de imóveis cresce cada vez mais. Ela traz benefícios para ambos os lados envolvidos na transação.

Por fim, apesar das diferenças entre permuta e venda, vale ressaltar que ambas transações possuem um tipo específico de escritura. A primeira denominada de permuta de imóvel; a segunda de compra e venda.

Foi pensando em facilitar a vida de quem precisa permutar um imóvel que o Permutando.com nasceu! Oferte agora o seu imóvel no Permutando.com e resolva seus problemas imobiliários.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *