Como funciona o financiamento de imóvel

Para começar um financiamento de imóvel, você precisa entender as regras desse empréstimo antes de procurar um banco. Primeiramente, o financiamento de imóvel é um empréstimo que se pega quando há interesse em adquirir uma casa própria. A casa pode ter sido adquirida tanto por permuta, quanto por compra e venda. Esse é o caminho mais procurado.

O banco faz o pagamento do imóvel à vista para o proprietário; que por sua vez pode pagar esse empréstimo quitando a primeira parcela à vista e as demais de acordo com o combinado com o banco. Vale lembrar que a cobrança vem com juros, o que faz com que você pague o valor do imóvel mais uma porcentagem sobre o dinheiro emprestado.

O que mais devo saber sobre o financiamento de imóvel?

Apesar dessas taxas de juros, diversos consumidores procuram o financiamento, pois o pagamento pode ser dividido por um longo período. Esse tipo de empréstimo vale a pena justamente por dar mais tempo para que se possa quitar o imóvel e o pagamento pode ser feito em parcelas. Para quem mora de aluguel, esta pode ser uma boa ideia. Em vez de usar o dinheiro para a locação, ele pode ser aplicado em um investimento em uma propriedade.

 

 

Outro ponto positivo do financiamento de imóvel é o fato de que se você não conseguir pagar a dívida, poderá vender seu imóvel ainda em financiamento e recuperar parte do que já foi pago. Porém, antes de fazer o financiamento é importante fazer uma pesquisa em alguns bancos. Pedir uma simulação e pré-aprovação do crédito é uma boa ideia, visto que as taxas variam. E quanto mais alta a taxa de juros, maior a parcela a ser paga! Consequentemente, o valor que você terá que pagar no final do financiamento será ainda maior.

O valor de início que você paga à vista chama-se entrada. O valor da entrada costuma ser no mínimo 10% do valor do imóvel que você vai comprar. A fim de evitar surpresas, você pode fazer uma simulação online e descobrir quanto pagaria de entrada se comprasse o imóvel desejado.

Se você já tem um imóvel próprio, mas tem interesse em se mudar para um maior, por exemplo, você pode fazer uma troca de imóvel no Permutando.com e encontrar um imóvel que esteja com metade do financiamento já pago. Essa seria uma vantagem e tanto!

O Permutando.com é uma plataforma onde você anuncia os seus imóveis e outras pessoas podem entrar em contato para decidir fechar uma permuta. Conheça mais sobre acessando o site!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *