Imóvel usado: Como avaliá-lo para a permuta

Adquirir um imóvel usado muitas vezes pode ser um caminho mais rápido e fácil do que procurar por um que ainda está na planta. Inclusive, essa é a proposta do Permutando.com através das permutas de imóveis. A partir do momento em que você troca uma casa por outra, você está adquirindo um imóvel usado, podendo ou não ser antigo, porém com mais facilidade. No entanto, alguns desses imóveis podem vir com problemas de estrutura e conservação. Nesse momento, você deve estar atento para avaliá-los da melhor maneira para que esses problemas não maiores no futuro.

Por isso, o blog do Permutando.com decidiu passar algumas dicas sobre como avaliar um imóvel usado, visto que nosso site oferece tais imóveis para os usuários.

Como avaliar um imóvel usado

Estrutura

É muito importante verificar a estrutura do imóvel. Procure por sinais mais aparentes, como colunas quebradas, rachaduras e ferragem com ferrugem. Rachaduras superficiais nas paredes não são de extrema preocupação. Fique atento às rachaduras mais profundas. Observe as colunas e vigas de sustentação e se não há quebras no concreto. Caso você note esses problemas no imóvel que você deseja permutar, prefira chamar um engenheiro para verificar a gravidade da situação.

 

 

Pisos

Em pisos laminados e vinílicos (revestidos de vinil) verifique o estado de conservação e se há desníveis, partes soltas ou rachaduras. Nos de porcelanato ou cerâmica veja se não há barulho ao andar e se não há peças quebradas, riscadas ou rachadas. Nos pisos de madeira procure por desníveis e tábuas levantadas, desgaste nas bordas das tábuas e manchas. Nesses casos todos é necessário conferir o nivelamento, para isso utilize uma régua de nível.

Instalações elétricas

Atualização das instalações elétricas podem ser necessárias. Para saber melhor quanto gastaria com isso, leve um especialista para avaliar o estado da fiação e dos bocais de lâmpadas. Se sinais como oxidação, ressecamento ou qualquer má conservação será preciso trocar tudo. Essa é uma questão de segurança então é melhor que não seja adiado. É importante observar também a condição do quadro de luz, precisando ser atual e com disjuntores separados por área do imóvel.

Hidráulica

Para a parte hidráulica você deve verificar as condições aparentes de torneiras, louças sanitárias e registros. Observe se não há corrosão ou rachaduras. Confira se nos sifões não há gotejamento. Além disso, a cor da água que sai do encanamento deve ser importante de se notar. Caso esteja muito escura e com detritos significa que o encanamento está corroído ou a caixa d’água suja.

Telhado e teto.

Confira as manchas ou sinais de mofo ou forro nos tetos e telhados. Observe o estado de conservação. Caso note que está ressecado ou quebradiço, precisará ser trocado. Atente-se ao teto da cozinha e dos banheiros e procure por infiltrações.

Avaliar um imóvel corretamente é essencial para que a permuta seja gratificante para os dois proprietários. Pois, por serem imóveis usados, podem não ter recebido uma manutenção adequada e é melhor evitar problemas estruturais maiores futuramente. Se você quiser procurar por imóveis usados e prontinhos para você, acesse o Permutando.com.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *